domingo, 10 de novembro de 2013

TRECHOS DA CONSTRUÇÃO DO TCC


Vamos explorar as concepções do brincar segundo alguns teóricos e compará-las ao nosso entendimento, que compreende o brincar como essencial para o desenvolvimento completo do individuo, seja em diferentes idades e nos ambientes mais diversos disponíveis. Procuraremos expor uma visão que não é só nossa, e sim compartilhada por teóricos e estudiosos que procuraram compreender a necessidade da criança e como o brincar influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social dentro e fora do contexto educacional.
Segundo o dicionário da língua portuguesa (PORTUGUES MODERNO. 2013. Disponível on-line): BRINCAR pode ser definido como divertir-se infantilmente; entreter-se; folgar, foliar. E BRINCADEIRA é a ação de brincar, de entreter, de distrair.
Observamos a palavra brincadeira nas relações sociais, quando o propósito é divertir-se, podendo as brincadeiras ser educativa se assim for o intuito. Entendemos que brincadeiras com regras e objetivos ensinam direta e indiretamente à criança a ter responsabilidade e disciplina, melhorando o convívio social. Porém as brincadeiras consideradas livres, isto é, sem regras e objetivos explícitos, tem estes inseridos implicitamente, agindo da mesma maneira no desenvolvimento psicossocial da criança como os jogos considerados pedagógicos ou brincadeiras nitidamente dirigidas.

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